Produtor: Geovane Tavares
O produtor Geovane Tavares está um local muito privilegiado para o cultivo de cafés especias!
A fazenda Córrego Taquara está a mais de 1.000 m de altitude, no Alto Caparaó, região conhecida pela produção de excelentes cafés em pequenas propriedades familiares.
É de lá que vem esse lote escolhido a dedo, com notas de laranja e tangerina, um sabor muito doce, que deixa uma sensação de “quero mais”.
Região de origem: Matas de Minas, Alto Caparaó, estado de Minas Gerais
Fazenda: Córrego Taquara
Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho
Processo: Natural
Altitude: 830 a 1.300 m
Florada: Outubro/Novembro
Colheita: Início em Maio e término em Setembro
Peneira: 16 acima
Pontuação: 85 pontos na escala SCAA
Notas: Fragrância e aroma de laranja e tangerina. Sabor frutado e doce, chocolate e laranja. Corpo denso e vinhoso, acidez suave e finalização longa e agradável.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS
A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.