Produtor: Devanir Rossini

Produtor Devanir Rossini

O jeito sereno e a conversa calma de Devanir Rossini não deixam transparecer de imediato a fibra do cafeicultor, que é descendente de uma família que sempre se dedicou à vida no campo e escolheu o café como a sua fonte de renda, vivência e sobrevivência.

Nascido em Marialva, no Paraná, Devanir relembra a trajetória dos pais que plantavam café no estado de São Paulo. Devido à crise que se instalou no estado, a família migrou para a região cafeeira do Paraná para refazer a vida e tentar a sorte como cafeicultores em um novo mundo para o café naquele momento. O novo mundo do café no Paraná caminhava bem e a família produzia café e lavoura branca até que a forte geada de 1975 devastou o cafezal.

A alternativa, depois deste grande golpe, foi dar continuidade à lavoura branca, buscando também outros trabalhos na cidade para a subsistência.

Por mais que Devanir se envolvesse em outros trabalhos e com a plantação de outras culturas, a paixão pelo cultivo do café ainda estava muito viva e causava ora saudades, ora vontade de investir de novo nesta produção, mas o medo de uma nova geada gerava profundo temor. Ele, que em 1975 casou-se com Neusalina, também filha de cafeicultores; viu os sogros, em 1986, migrarem para uma nova fronteira agrícola no país e para as terras que eram a grande promessa para o café, livre de geadas e mau tempo: o Cerrado Mineiro, na região de Patrocínio. Após ouvir bastante os sogros e comprovar que tudo que ouvia sobre o Cerrado era verdade, o cafeicultor mudou-se com a família, em 1996, para Patrocínio.

Assim, Devanir retornou para o cultivo do café com a sua Fazenda Chapadão de Ferro!

  •  Região de origem: Chapadão de Ferro, Patrocínio, estado de Minas Gerais
  • Fazenda: Esmeril Chapadão de Ferro

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.150 a 1.200 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Julho e término em Setembro

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 86 pontos

  • Notas: Fragrância e aroma de caramelo. Sabor achocolatado e caramelado com doçura de açúcar mascavo e frutas vermelhas similar a groselha. Corpo cremoso com acidez cítrica de limão, finalização intensa.
  • Certificações:      

Logo Cerrado Mineiro           Selo Fairtrade

HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO

A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.

Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.

Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.QRCode

O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.