Esse é o café edição 91 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de novembro selecionamos um café muito gostoso produzido na fazenda Mantissa, localizada no Sul de Minas Gerais, no município de Campestre.

A variedade é Catucaí amarelo, com notas de caramelo, mel e abacaxi. Um café doce, com acidez cítrica e finalização de frutas amarelas.

No mercado de café há 25 anos, a Agro Fonte Alta está presente em todos os estágios da cadeia produtiva do café, desde o plantio da lavoura até a extração do café na xícara para o consumidor final 😉

Produtor: Agro Fonte Alta

fazenda mantissa fotos

No mercado de café há 25 anos, a Agro Fonte Alta está presente em todos os estágios da cadeia produtiva do café, desde o plantio da lavoura até a extração do café na xícara para o consumidor final.

Com foco na qualidade, a empresa tem como objetivos desempenho e flexibilidade, rapidez e confiabilidade, fundamentais para uma boa prestação de serviço ao seu cliente. Busca em suas atividades a sustentabilidade social, ambiental e financeira, para assim trazer o desenvolvimento para seus colaboradores e a região em seu entorno.

A Fazenda Mantissa está em uma região privilegiada!

Altitude de 1.056 a 1.260 metros, sol intenso de dia, frio a noite, precipitação média constante e solo muito rico, características da nossa região, o Sul de Minas, onde cultivamos as seguintes variedades: Bourbon amarelo e vermelho, Mundo Novo, Obatã, Tupi, Catucaí, Catuaí e Icatu.

Contando a bianualidade, são produzidas, em média, 6 mil sacas de café/ano – sendo 33% somente de cafés especiais com pontuação acima de 80 segundo a avaliação da SCAA (Specialty Coffee Association of America). A colheita é predominantemente manual, contribuindo para a oferta de emprego na região. Após chegar ao terreiro, o processo se dá pela via seca – natural e via úmida – somente não desmucilado.

A Fazenda Mantissa possui sua própria torrefação, com um Opus 4, da Lilla para os cafés especiais e um Carmomaq para a prestação de serviços em cafés superior e tradicional, além de possuir um QGrader para o controle de toda a qualidade de produção – que vai até a porteira.

Ao longo dos anos conquistou muitos prêmios de qualidade como Illy e BSCA!

​O resultado de todo esse trabalho desde a lavoura, você irá sentir na sua xícara desse café 😉

  • Região de origem: Sul de Minas, Campestre, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Mantissa

  • Variedades: 100% Arábica – Catucaí amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.250 m

  • Florada: Outubro

  • Colheita: Junho

  • Peneira: 15 acima

  • Pontuação: 84 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma frutado. Sabor doce com notas de caramelo, mel e abacaxi. Corpo licoroso e acidez cítrica. Finalização de frutas amarelas.

  • Certificações: Certificado Certifica Minas Café

    Selo BSCA

 

HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Imagem do mapa do Sul de Minas

O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.

As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.

O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.