Café Fazenda Mira Flor – safra 16/17 (Setembro/17)
Alta Mogiana, Restinga, SP
100% Arábica – Mundo Novo
Natural
1.150 m
83 pontos na escala SCA
Fragrância de chocolate. Sabor doce de caramelo, cítrico, lembrando levemente frutas vermelhas maduras e chocolate. Corpo aveludado, acidez equilibrada e com finalização boa e longa.
Produtor: Lauro Pimenta de Oliveira
Primeira geração da família no café, Lauro entrou nesse mundo ao construir um armazém para processar e estocar sacas de café. Depois dessa experiência e de ser “picado” pelo bichinho do café, ele resolveu comprar uma fazenda de café, que já tinha uma produção.
O que Lauro fez foi plantar mais cafés e investir em tecnologia na fazenda e no seu armazém, produzindo cafés de excelente qualidade.
Esse lote ganhou o 1º lugar na categoria natural do 14º Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, em outubro de 2016.
- Região de origem: Alta Mogiana, Restinga, estado de São Paulo
-
Fazenda: Mira Flor
-
Variedades: 100% Arábica – Mundo Novo
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.150 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Junho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 83 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância de chocolate. Sabor doce de caramelo, cítrico, lembrando levemente frutas vermelhas maduras e chocolate. Corpo aveludado, acidez equilibrada e com finalização boa e longa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA
A região da Alta Mogiana é tradicional produtora dos melhores cafés paulistas em virtude de sua grande altitude, clima favorável e larga experiência na produção de cafés finos.
A AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana – conhecida internacionalmente como AMSC — Alta Mogiana Specialty Coffees)) congrega um grupo de produtores de cafés especiais localizados em 15 municípios paulistas — Altinopolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, ltirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista — e 8 municípios mineiros – Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomas de Aquino – especialmente selecionados por sua altitude e qualidade de seus cafés, distribuídos em meio aos polos cafeeiros de Franca, Pedregulho (um dos municípios mais altos do estado) e Altinópolis.
A maioria das fazendas da região é pequena, mas há também grandes e importantes propriedades. A Alta Mogiana desfruta de uma infraestrutura excelente com acesso fácil à tecnologia, mão de obra qualificada, com excelentes rodovias que facilitam o escoamento de produção.
A AMSC seleciona cuidadosamente seus membros, ou seja, busca cafeicultores com absoluta dedicação à qualidade para formar um grupo de fazendas focadas não só em excelência em todos os aspectos de qualidade e sustentabilidade, mas também em atender às diversas exigências e necessidades dos clientes, sejam eles cafeterias e compradores de café verde, tanto nacional como internacional.