Produtor: Rafael Ribeiro Vinhal
Afonso Maria Vinhal é natural da cidade de Carmo do Paranaíba, estado de Minas Gerais. Iniciou sua história na cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro em 1988. A Fazenda Recanto, localizada no Município de Serra do Salitre, possui uma área plantada de 170 hectares com produtividade média de 65 sacas por hectare, tendo partes tanto irrigadas, como de sequeiro.
São cultivadas as espécies Catuaí, Topázio e Icatú amarelo. Para Afonso seu grande desafio e motivação é aliar a produtividade, qualidade do café que produz e a preocupação com o meio ambiente, produzindo sempre de maneira sustentável. Segundo Afonso seu segredo para produção de cafés de alta qualidade é a preocupação constante desde os tratos culturais, até a colheita e principalmente o rigoroso processo de secagem e preparo dos cafés.
Região de origem: Cerrado Mineiro, Serra do Salitre, MG
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
Processo: Natural
Altitude: 938 m
Peneira: 15/16
Pontuação: 85,94 pontos na escala SCAA
Notas: Fragrância de frutas roxas maceradas e manteiga de cacau. Sabor de chocolate com amêndoas e frutas amarelas. Acidez cítrica média, corpo amanteigado e finalização longa e prazerosa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.
Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.
Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.
O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.