Café Sítio do Canto – safra 17/18 (Dezembro/17)
Matas de Minas, Alto Caparaó, MG
100% Arábica – Catuaí amarelo
Natural
1.100 m
85 pontos
Fragrância e aroma floral e baunilha. Sabor muito doce de frutas maduras e maple. Encorpado com acidez média e frutada, finalização muito doce e prazerosa.
Produtor: Elza Peixoto Tavares
Dona Elza, como é conhecida, é natural de Alto Jequitibá, pequena cidade de Matas de Minas, vizinha de Alto Caparaó.
Ela é descendente de uma família Alemã que veio ao Brasil por volta de 1905 e se fixou na região de Matas de Minas para trabalhar com o cultivo de café. Casada, ela é mão de três filhos.
Hoje, com 84 anos de idade e mais de 50 anos dedicados ao café, Dona Elza é uma pequena produtora que torra seu próprio café e comercializa para os turistas que visitam Alto Caparaó, uma região muito montanhosa e linda.
Esse mês vocês terão o privilégio de provar o delicioso café da Dona Elza, que foi selecionado pelo “coffee hunter” Paulo Villares, que foi criado na fazenda de café do seu avó paterno na zona rural de Pedra Bonita, MG, região das Matas de Minas, onde, desde a infância, acompanha toda a lida nas lavouras de café. Hoje, Paulo trabalha com mais de 70 produtores de cafés especiais da sua região, ajudando o produtor a produzir e vender qualidade, o que a região tem de sobra!
- Região de origem: Matas de Minas, Alto Caparaó, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Sítio do Canto
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.100 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 85 pontos
- Notas: Fragrância e aroma floral e baunilha. Sabor muito doce de frutas maduras e maple. Encorpado com acidez média e frutada, finalização muito doce e prazerosa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS
A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.