Café Sítio Morada dos Pássaros – safra 17/18 (Outubro/17)
Sul de Minas, Campestre, MG
100% Arábica – Catucai
Natural
1.117 m
85 pontos SCA
Fragrância e aroma floral, muito cheiroso. Sabor doce de cana de açúcar, frutado e limpo. Corpo cremoso, acidez cítrica, equilibrado e com finalização longa.
Produtor: Wanderley Franco
O produtor Wanderley toma conta da administração da fazenda junto com seu genro. Sua família tem trabalhado no Sítio Morada dos Pássaros por três longas gerações, a paixão pelo café foi (e continua!) passando de geração em geração.
A produção de café é a única atividade da fazenda, o que permite ao Wanderley dedicar toda a sua atenção à produção de cafés de alta qualidade.
Em 2016 um de seu lotes de café foi identificado como especial pelo Programa de Cafés Especiais da SMC e da Cooxupé. Desde então, ele passou a buscar conhecimento sobre o assunto e a melhorar as práticas na pós-colheita para produzir lotes de alta qualidade.
Pelo visto ele conseguiu, esse lote da safra 2017/2018 está muito bom!
- Região de origem: Sul de Minas, Campestre, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Sítio Morada dos Pássaros
-
Variedades: 100% Arábica – Catucai
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.117 m
-
Florada: Outubro
-
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 85 pontos
-
Notas: Fragrância e aroma floral, muito cheiroso. Sabor doce de cana de açúcar, frutado e limpo. Corpo cremoso, acidez cítrica, equilibrado e com finalização longa.
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.