Café Fazenda do Barroso – safra 18/19 (Fevereiro/19)
Matas de Minas, Santa Margarida, MG
100% Arábica – Catucaí Amarelo
Natural, secagem em terreiro suspenso
1.070 m
86 pontos SCA
Fragrância e aroma frutado. Sabor doce de amora, uva passa e ameixa seca. Corpo médio e uniforme, acidez média e finalização muito agradável.
Produtor: Eliomar Moreira do Carmo
O produtor Eliomar nasceu em Matipó, município de Minas Gerais da região de Matas de Minas. Ele foi criado na fazenda dos avós no município de Santa Margarida, ao lado de Matipó, onde cresceu trabalhando nas lavouras de café da família.
Em 2016, pensando no futuro, plantou sua primeira lavoura de cafe voltada à produção de cafés especiais. A lavoura é livre de agrotóxicos e o lugar é magnífico, a 1.100 metros de altitude e ao lado de uma mata nativa com um terroir fantástico para o cultivo de café.
A primeira colheita dessa lavoura aconteceu em 2018 e Eliomar já ganhou o 1º Lugar no 5º Concurso Municipal de Qualidade de Café de Santa Margarida, um dos municípios que mais produz cafés na região.
E é esse café que vocês terão o privilégio de provar 😉
- Região de origem: Matas de Minas, Santa Margarida, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Barroso
-
Variedades: 100% Arábica – Catucaí Amarelo
-
Processo: Natural, secagem em terreiro suspenso
-
Altitude: 1.070 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86 pontos
- Notas: Fragrância e aroma frutado. Sabor doce de amora, uva passa e ameixa seca. Corpo médio e uniforme, acidez média e finalização muito agradável.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS
A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.