Esse é o café edição 120 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de abril selecionamos um café de uma região linda e com vocação para a produção de cafés especiais, as montanhas de Matas de Minas.

É na Fazenda da Prata que há 4 gerações a família do produtor Luiz Fernando produz cafés, focando no cafés especiais depois que ele assumiu a fazenda há 14 anos. Ele então iniciou um trabalho de renovação das lavouras e um manejo diferenciado.

Esse lote de café especial é da variedade Catucaí amarelo e tem notas de caramelo, chocolate e especiarias. Corpo sedoso e acidez cítrica.

É um lote muito especial dessa região linda e cafeeira que irão receber esse mês ;)

Produtor: Luiz Fernando Silva Aquino

Fazenda da Prata fotos

A Fazenda da Prata está há 4 gerações na família do produtor Luiz Fernando. As atividades foram iniciadas pelo seu tataravô, um dos pioneiros no cultivo de café na região de Matas de Minas!

Depois veio seu avô, seu pai e há 14 anos a Fazenda da Prata está sob seus cuidados.

Desde criança, sempre esteve na lida com os familiares, aprendeu todas as técnicas de cultivo e manejo, a melhor forma de liderança da equipe, os cuidados que o terroir exigia e, após assumir a fazenda, observou que a propriedade tinha potencial para a produção de cafés especiais, iniciando então todo um trabalho de renovação das lavouras e um manejo diferenciado.

A propriedade faz divisa com o famoso Parque do Sagui e a Serra do Ouro e, além disso, possui características que a tornam única. Mais da metade da área de 107 ha é de Mata Atlântica preservada, possui sete minas de água e uma equipe completamente alinhada e treinada para produzir com responsabilidade e sustentabilidade, ingredientes fundamentais para produzir cafés realmente incríveis!

  • Região de origem: Matas de Minas, Manhuaçu, estado de Minas Gerais
  • Fazenda: Fazenda da Prata

  • Variedades: 100% Arábica – Catucaí amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.250 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Junho a agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85,75 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de caramelo. Sabor de caramelo, chocolate e especiarias. Corpo sedoso e acidez cítrica. Finalização doce e agradável.

  • Certificações: Agricultura familiar

HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS

Mapa da região de Matas de Minas

A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.

O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.