Esse é o café edição 102 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de outubro selecionamos um café delicioso da nova safra 22/23 da região do Caparaó, cidade de Alto Jequitibá, famosa pela produção de excelentes cafés. Inclusive já tivemos um café dessa fazenda em outubro de 2020.

Essa maravilha de café foi produzido pelo casal Carlizane e Marcos, que começou na produção de cafés especiais em 2016 (antes já trabalhavam com café, mas sem esse foco), um sonho que sonharam juntos e virou realidade!

Hoje seus cafés especiais estão por todo o Brasil e conquistaram os Estados Unidos e Europa também 😉

E, como não podia deixar de ser, a etiqueta é Rosa pelo mês da conscientização para prevenção do câncer de mama e colo do útero!

Produtor: Carlizane e Marcos da Silva

Fazenda da Serra

A Fazenda da Serra é uma propriedade herdada dos avós da Carlizane, esposa de Marcos, que hoje é a terceira geração na lavoura de café.

Quando se casaram, Carlizane e Marcos assumiram os cuidados com o manejo dos cafés na fazenda. Com os baixos preços do café, nasceu um sonho de produzir cafés de alta qualidade, mais valorizados. Eles se dedicaram a estudar e entender como funcionava todo o processo de produção dos cafés especiais e iniciaram sua produção em 2016.

Desde o primeiro ano conseguiram cafés de excelente qualidade, vendendo com preços justos. Com o apoio da assistência técnica da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) viram várias necessidades as quais nem faziam ideia.

Hoje os cafés especiais da Fazenda da Serra estão consolidados no mercado e a qualidade garantida pelas certificações que possuem. Seus cafés conquistaram o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.

Esse mês vocês irão provar um café feito a quatro mãos com o sistema de agricultura familiar!

  • Região de origem: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Da Serra

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo

  • Processo: Natural, seco em terreiro suspenso

  • Altitude: 1.200 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Julho e término em Setembro

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 86,5 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de noz e cacau. Sabor doce de mel, cacau e amêndoas. Corpo aveludado e acidez de cana-caiana. Finalização de melaço.

  • Certificações:     Certificado Certifica Minas Café Selo 4C

HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS

Mapa da região de Matas de Minas

A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.

O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.