Café Fazenda da Serra – safra 20/21 (Outubro/20)
Alto Caparaó, Alto Jequitibá, MG
100% Arábica – Catuaí amarelo
Natural, seco em terreiro suspenso
1.200 m
86 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma floral. Sabor doce com notas de caramelo, melaço e capim-limão. Bom corpo, acidez cítrica de lima. Finalização doce e longa.
Esse é o café edição 78 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de outubro selecionamos um café muito saboroso da região do Caparaó, cidade de Alto Jequitibá, famosa pela produção de cafés de alta qualidade, com notas florais, de caramelo, melaço e capim-limão.
Esse café delicioso foi produzido pelo casal Carlizane e Marcos, que começou na produção de cafés especiais em 2016 (antes já trabalhavam com café, mas sem esse foco), um sonho que sonharam juntos e virou realidade!
Hoje seus cafés especiais estão por todo o Brasil e conquistaram os Estados Unidos e Europa também 😉
E, como não podia deixar de ser, a etiqueta é Rosa pelo mês da conscientização para prevenção do câncer de mama e colo do útero!
Produtor: Carlizane e Marcos da Silva
A Fazenda da Serra é uma propriedade herdada dos avós da Carlizane, esposa de Marcos, que hoje é a terceira geração na lavoura de café.
Quando se casaram, Carlizane e Marcos assumiram os cuidados com o manejo dos cafés na fazenda. Com os baixos preços do café, nasceu um sonho de produzir cafés de alta qualidade, mais valorizados. Eles se dedicaram a estudar e entender como funcionava todo o processo de produção dos cafés especiais e iniciaram sua produção em 2016.
Desde o primeiro ano conseguiram cafés de excelente qualidade, vendendo com preços justos. Com o apoio da assistência técnica da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) viram várias necessidades as quais nem faziam ideia.
Hoje os cafés especiais da Fazenda da Serra estão consolidados no mercado e a qualidade garantida pelas certificações que possuem. Seus cafés conquistaram o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.
Esse mês vocês irão provar um café feito a quatro mãos com o sistema de agricultura familiar!
-
Região de origem: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Da Serra
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
-
Processo: Natural, seco em terreiro suspenso
-
Altitude: 1.200 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce com notas de caramelo, melaço e capim-limão. Bom corpo, acidez cítrica de lima. Finalização doce e longa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS
A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.