Café Fazenda Horizontina – safra 23/24 (Outubro/23)
Cerrado Mineiro, Coromandel, MG
100% Arábica – Guará
Cereja descascado
1180 m
88,5 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma floral e de mel. Sabor doce de caldo de cana, rapadura, mel e canela. Corpo cremoso e acidez cítrica. Finalização doce e pronunciada.
Esse é o café edição 114 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de outubro, selecionamos um café que é uma doçura do Cerrado Mineiro, produzido na Fazenda Horizontina que fica em Coromandel, a 1180 m de altitude.
A produtora Elesandra Beloni batalhou para estudar agronomia e se apaixonou pela cafeicultura.
Esse lote de café especial é da variedade Guará, novidade aqui, e tem notas de caldo de cana, rapadura, mel e canela. Corpo cremoso e acidez cítrica.
Um café produzido com muito amor e dedicação é o que irão experimentar esse mês 😉
Produtora: Elesandra Aparecida Machado Beloni

A história da Elesandra começa em 1977 na região do Sapé no Cerrado Mineiro. Filha de trabalhadores rurais, desde pequena acompanhava seus pais nos afazeres do campo.
Em 1984, mudou-se para a região do Santo Antônio do Quebranzol, onde focou no meu objetivo de estudar. Nesse período, seus pais trabalhavam com confinamento de boi.
Em 1985 teve o primeiro contato com o café, através dos seus pais, que na época trabalhavam como safristas.
Em 1998 voltou para a cidade, para seguir a carreira acadêmica, dedicando totalmente nos estudos de agronomia.
Em 2003 casou com Fernando Beloni e iniciou seu trabalho na fazenda Santa Cruz, que faz parte das propriedades do grupo familiar AgroBeloni.
Atuou em algumas áreas, como: realização do MIP da cultura do café e também na regulagem e monitoramento da frota de tratores.
Atualmente tem 3 filhos e voltou a atuar dentro da cadeia produtiva do café, fazendo toda a parte de gestão de qualidade dos cafés do grupo AgroBeloni.
A Elesandra é realizada e completamente apaixonada pelo que faz!
-
Região de origem: Cerrado Mineiro, Coromandel, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Horizontina
-
Variedades: 100% Arábica – Guará
-
Processo: Cereja descascado
-
Altitude: 1180 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 88,5 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma floral e de mel. Sabor doce de caldo de cana, rapadura, mel e canela. Corpo cremoso e acidez cítrica. Finalização doce e pronunciada.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.
Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.
Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.QRCode
O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.