Esse é o café edição 71 do nosso clube de assinaturas!

Como março é o mês da mulher, escolhemos um café do projeto Ladies of Expocaccer, que visa evidenciar os cafés especiais produzidos pelas cooperadas da Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro), incentivando as mulheres a se envolverem cada vez mais na produção de cafés especiais.

Esse lote tem sabor de chocolate ao leite, frutas amarelas, caramelo e açúcar mascavo, uma delícia de café!

Produtora: Erika Cristina Pires Ruiz

Fazenda Lages_fotos

Erika Cristina Pires Ruiz é filha de cafeicultores e tem a cultura do café no sangue!

Jovem, graduada em Administração de Empresas e com grande visão empreendedora, no final de 2010 Erika recebeu do pai o convite para sucedê-lo na condução da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, também conhecida por Lages. Depois de sua entrada no negócio a fazenda recebeu certificações sociais e ambientais e também melhorias em sua estrutura. Projetos de reflorestamento e conscientizações ambientais foram feitas com crianças da comunidade onde fica a propriedade.

A fazenda está localizada no município de Coromandel, no estado de Minas Gerais, que conta com uma altitude privilegiada de 1.180 metros. Para atingir qualidade máxima dos cafés que produz, ela destaca que é fundamental trabalhar em equipe, cada um em sua função e todos em busca do mesmo objetivo: produzir o Café de Atitude.

  • Região de origem: Cerrado Mineiro, Coromandel, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Lages

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho IAC-44

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.180 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Julho e término em Setembro

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de chocolate e caramelo. Sabor de chocolate ao leite, frutas amarelas, caramelo e açúcar mascavo. Corpo cremoso, acidez cítrica de laranja e finalização limpa, doce e longa.

  • Certificações:    Logo Cerrado MineiroSelo Rainforest Alliance

HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO

A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.

Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.

Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.
O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.