Café Fazenda Mantiqueira – safra 20/21 (Outubro/21)
Mogiana Paulista, Serra Negra, SP
100% Arábica – Icatu amarelo
Cereja descascado, seco com a mucilagem
1.100 a 1.200 m
85 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma floral. Sabor doce com notas de mel e frutas amarelas. Corpo cremoso e acidez de maçã verde. Finalização doce e prolongada.
Esse é o café edição 90 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de outubro selecionamos um café cereja descascado (seco sem a casca) da safra 20/21 da região da Mogiana, São Paulo, com notas de mel, frutas amarelas e acidez de maçã verde.
A Fazenda Mantiqueira fica em Serra Negra, interior de São Paulo. A matriarca da família, Elza Dib, junto de seus filhos produzem cafés de alta qualidade com muita paixão e dedicação.
Esse café especial cereja descascado que vocês irão provar esse mês 😉
Produtor: Elza Dib
Situada em Serra Negra, na região da Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, a Fazenda Mantiqueira cultiva café 100% arábica e está localizada em um dos principais polos produtores de café do Brasil.
Por ser uma região montanhosa, está acima de 1000 metros de altitude, a região tem o clima ideal para produzir cafés especiais com sabores e aromas únicos.
A matriarca da família Elza Dib e seus filhos produzem cafés especiais com muita paixão e cuidado 😉
-
Região de origem: Mogiana Paulista, Serra Negra, estado de São Paulo
-
Fazenda: Mantiqueira
-
Variedades: 100% Arábica – Icatu amarelo
-
Processo: Cereja descascado, seco com a mucilagem
-
Altitude: 1.100 a 1.200 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 85 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce com notas de mel e frutas amarelas. Corpo cremoso e acidez de maçã verde. Finalização doce e prolongada.
- Certificações: Não possui, agricultura familiar
HISTÓRIA DA REGIÃO DA MOGIANA
A Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, está estrategicamente localizada entre o sul de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro, com altitude e clima favoráveis à prática da cafeicultura, é uma das regiões cafeeiras mais antigas do Brasil.
A região leva o nome da Companhia Mogiana, proprietária das ferrovias que cortavam as montanhas cafeeiras. A linha de trem era conhecida como “O Trem do Café” por seu papel em facilitar a produção e exportação antecipada de café. A região tem uma longa história de cultivo de café, que remonta ao século XIX. Hoje, mais de 1 milhão de sacas de café são cultivadas no Vale da Mogiana anualmente.
Com seu solo profundo e ricamente vermelho, a Mogiana tem uma gama única de microclimas que são conhecidos por suas notas em cada xícara. Os grãos produzidos nessa região possuem características únicas e são conhecidos pela qualidade, aroma marcante, corpo cremoso aveludado, acidez média e finalização prolongada.