Esse é o café edição 108 do nosso clube de assinaturas!

Para abril selecionamos um café que é produzido por um descendente de Santos Dumont, o pai da aviação!

A Fazenda Morada da Prata, que fica em Batatais, região da Alta Mogiana paulista, é centenária na produção de café. O produtor Arnaldo Adams Ribeiro Pinto é a quinta geração de produtores de café da família.

Possui grãos únicos e com sabores exclusivos que refletem o terroir da região, a natureza preservada e as mãos caprichosas de sua
gente. Aliado a isso, são adotadas tecnologias desde a lavoura até os processos de pós-colheita, conferindo os melhores grãos e a rastreabilidade destes cafés.

Esse lote de café especial é da variedade Mundo Novo e tem sabor vinhoso de frutas vermelhas, corpo licoroso e acidez tartárica. 

Todo essa paixão pela inovação e a busca pelo conhecimento pode ser sentida em cada xícara desse café 😉

Produtor: Arnaldo Adams Ribeiro Pinto

Fotos Morada da Prata

A Fazenda Morada da Prata é centenária na produção de café. Possui grãos únicos e com sabores exclusivos que refletem o terroir da região, a natureza preservada e as mãos caprichosas de sua gente.

Aliado a isso, são adotadas tecnologias desde a lavoura até os processos de pós-colheita, conferindo os melhores grãos e a rastreabilidade destes cafés.

Tem como tripé a produção de cafés especiais, com sustentabilidade e a preservação da história deste grão que é paixão nacional. A Fazenda está a 850 metros de altitude, localizada em Batatais, São Paulo. Integra a região da Alta Mogiana e vem sendo reconhecida nacionalmente em premiações por qualidade.

A Morada da Prata está sob os cuidados de Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, que é a quinta geração de produtores de café da família. Ele sucede à mãe, Maria Helena Dumont Adams, que é sobrinha-neta de Santos Dumont, o pai da aviação. A família traz em seu DNA a paixão pela inovação e a busca pelo conhecimento.

A produção de cafés em harmonia com a natureza é uma premissa na Fazenda, que tem mais de 30% de sua área total como reserva legal. A responsabilidade ambiental, social e econômica são práticas na Morada da Prata que vêm sendo reconhecidas por meio certificações como RainForest, 4C e Café Practices. Assim como em premiações em concursos regionais, nacionais e internacionais pela qualidade dos cafés produzidos, com sabores exclusivos.]

O café está presente na família desde 1872, quando Henrique Dumont adquiriu a Fazenda Arindeuva, onde atualmente é o município de Dumont, próximo à Ribeirão Preto. Hoje a família está na quinta geração produzindo café e com muitas histórias para contar.

A Fazenda Morada da Prata preserva a história em suas construções originais como o lavador, o terreiro e a tulha, que é de 1926 e que foi totalmente restaurada. Neste local, é possível fazer um mergulho na história do café da região e do Brasil, com muita alma e afeto.

  • Região de origem: Alta Mogiana, Batatais, estado de São Paulo
  • Fazenda: Morada da Prata

  • Variedades: 100% Arábica – Mundo novo

  • Processo: Natural fermentado

  • Altitude: 850 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 84,5 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma frutado. Sabor vinhoso de frutas vermelhas. Corpo licoroso e acidez tartárica. Finalização marcante.

  • Certificações:  Selo 4C Selo Rainforest Alliance

HISTÓRIA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA

Mapa da região da Alta Mogiana no nordeste de São Paulo

A região da Alta Mogiana é tradicional produtora dos melhores cafés paulistas em virtude de sua grande altitude, clima favorável e larga experiência na produção de cafés finos.

A AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana – conhecida internacionalmente como AMSC — Alta Mogiana Specialty Coffees)) congrega um grupo de produtores de cafés especiais localizados em 15 municípios paulistas — Altinopolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, ltirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista — e 8 municípios mineiros – Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomas de Aquino –  especialmente selecionados por sua altitude e qualidade de seus cafés, distribuídos em meio aos polos cafeeiros de Franca, Pedregulho (um dos municípios mais altos do estado) e Altinópolis.

A maioria das fazendas da região é pequena, mas há também grandes e importantes propriedades. A Alta Mogiana desfruta de uma infraestrutura excelente com acesso fácil à tecnologia, mão de obra qualificada, com excelentes rodovias que facilitam o escoamento de produção.

A AMSC seleciona cuidadosamente seus membros, ou seja, busca cafeicultores com absoluta dedicação à qualidade para formar um grupo de fazendas focadas não só em excelência em todos os aspectos de qualidade e sustentabilidade, mas também em atender às diversas exigências e necessidades dos clientes, sejam eles cafeterias e compradores de café verde, tanto nacional como internacional.