Café Fazenda Movimento – safra 20/21 (Novembro/20)
Sul de Minas, Areado, MG
100% Arábica – Iapar
Natural, seco em terreiro suspenso
950 m
86,5 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma de baunilha. Sabor doce com notas de chá preto, chocolate e mel. Corpo cremoso, acidez cítrica de limão doce. Finalização de mel.
Esse é o café edição 79 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de novembro selecionamos um café do Sul de Minas, cidade de Areado, conhecida pelos belos cafezais em meio a Mata Atlântica e pelos excelentes cafés produzidos ali.
Esse café com notas de baunilha, chá preto, chocolate e mel foi produzido por Luiz Fernando Ribeiro de Lima na centenária Fazenda Movimento, onde havia uma antiga estação ferroviária. Luiz começou a cultivar cafés em 2007, colhendo a primeira safra em 2009.
Tivemos uma edição do café da Fazenda Movimento em janeiro de 2019, mas a novidade esse mês fica para a variedade do café, que nunca enviamos antes: Iapar. A cultivar Iapar é produzida pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) que pesquisa soluções para doenças da cultura do café no Brasil.
E, como não podia deixar de ser, a etiqueta é Azul pelo mês da conscientização para prevenção do câncer de próstata e outras doenças masculinas!
Produtor: Luiz Fernando Ribeiro de Lima
Esta fazenda centenária localizada na cidade de Areado, no Sul de Minas Gerais, foi edificada onde havia uma estação ferroviária desativada conhecida regionalmente como “Estação do Movimento”, de onde se origina o nome da propriedade.
Adquirida e restaurada pela família do produtor Luiz Fernando Ribeiro de Lima na década de 80, implantou-se ali a bataticultura com sucesso por décadas. Em 2007, buscando novos desafios, Luiz Fernando optou por se dedicar ao cultivo do café colhendo sua primeira safra em 2009.
O preparo do solo é planejado e antecipado, e o plantio das mudas consorciado com Brachiaria sp, o que vem sendo uma experiência bem-sucedida para produção de massa morta.
Os tratos culturais necessários e manejo adequado resultam em:
- Adubação natural e mais prática
- Aumento significativo da fertilidade do solo
- Aumento no sequestro de carbono
- Proteção contra insolação pela camada de massa
- Proteção contra a erosão
Nas lavouras com até 2 anos a colheita é manual e seletiva, quando o café está em ponto de “cereja”.
Nas glebas onde as plantas têm 3 anos ou mais a colheita é mecânica e continua seletiva: anéis e hastes da colheitadeira são configurados conforme o tamanho da planta e o estágio de maturação dos frutos.
Veja abaixo um vídeo de uma colheita na Fazenda Movimento.
Na Fazenda Movimento não é feita “varreção” ou “catação” dos grãos que caem no chão, pois a ordem ali é que não seja removido nada da cobertura do solo abaixo da saia do cafeeiro.
Esses frutos serão decompostos pelos microorganismos cultivados nos anos anteriores durante a implantação da lavoura e serão aproveitados como adubação orgânica.
O resultado de tanto trabalho e cuidado com o café pode ser sentido em cada xícara desse delicioso café!
-
Região de origem: Sul de Minas, Areado, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Movimento
-
Variedades: 100% Arábica – Iapar
-
Processo: Natural, seco em terreiro suspenso
-
Altitude: 950 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86,5 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma de baunilha. Sabor doce com notas de chá preto, chocolate e mel. Corpo cremoso, acidez cítrica de limão doce. Finalização de mel.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.