Café Fazenda Paraíso – safra 20/21 (Fevereiro/21)
Cerrado Mineiro, João Pinheiro, MG
100% Arábica – Catuaí amarelo
Natural
970 m
87,5 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma de cacau e frutado. Sabor de chocolate, frutas vermelhas silvestres, ameixa e leve tabaco. Corpo licoroso e acidez cítrica. Finalização longa e licorosa.
Esse é o café edição 82 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de fevereiro selecionamos um café muito especial da região do Cerrado Mineiro, cidade de João Pinheiro, com notas de chocolate, frutas vermelhas silvestres, ameixa e leve tabaco, e pontuação de 87,5 na metodologia da SCA!
Um café muito interessante produzido na Fazenda Paraíso, onde o produtor Jorge Barakat, ao longo de 3 décadas de experiência como cafeicultor, vem aprendendo sobre os processos de qualidade e buscando lotes cada vez mais especiais como esse que vocês irão provar 😉
Produtor: Jorge Barakat
Jorge Barakat se tornou cafeicultor por um acaso, mas na primeira florada não teve dúvidas, se apaixonou pela cultura e há mais de 30 anos é cafeicultor por amor!
Natural de Belo Horizonte, engenheiro civil de formação, encontrou na cafeicultura uma grande alegria.
Apesar dos grandes desafios de uma nova cultura, logo na primeira colheita, ele já atingiu ótimos padrões de qualidade, vendendo seu café para uma torrefação italiana. Ao longo dos anos foi superando os desafios do clima, da água e encontrou o seu modo de produzir, investindo na produção de café adensado, que exige cuidados específicos, visto que, o espaço entres os pés de café é menor.
Ao longos das 3 décadas de experiência o cafeicultor vem apreendendo sobre os processos de qualidade e buscando lotes cada vez mais especiais.
-
Região de origem: Cerrado Mineiro, João Pinheiro, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Paraíso
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
-
Processo: Natural
-
Altitude: 970 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 87,5 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma de cacau e frutado. Sabor de chocolate, frutas vermelhas silvestres, ameixa e leve tabaco. Corpo licoroso e acidez cítrica. Finalização longa e licorosa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.
Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.
Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.
O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.