Esse é o café edição 112 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês dos pais, selecionamos um café deliciosamente equilibrado produzido nas alturas, a região de Matas de Minas.

A fazenda Roça Grande está localizada em Manhuaçu a uma altitude de 1.100 m.

O produtor José de Fucio Bastos Júnior cuida de todo o processo para garantir grãos de excelente qualidade.

Esse lote de café especial é da variedade Catuaí amarelo e tem notas de frutas vermelhas, morango e caramelo. Corpo licoroso e acidez cítrica. 

Esse café de altitude, produzido com amor e dedicação é o que irão experimentar esse mês 😉

Produtor: José de Fucio Bastos Júnior

Fotos fazendas Roça Grande

A fazenda Roça Grande está localizada na cidade de Manhuaçu, na região de Matas de Minas. Foi adquirida pela família do Sr. José de Fucio Bastos com produtividade zero e iniciou a cultura, junto aos filhos, plantando alguns pés de café acreditando na valorização e crescimento.

Com o passar dos anos, ficou desestimulado com os cafés de altitude e deixou toda a estrutura sem cuidados e manejos adequados.

Em 2002, seu filho José de Fucio Bastos Júnior, teve um olhar mais minucioso e, acreditando no potencial de produção dos cafés de altitude, pediu ao pai autorização para começar a gerenciar os negócios da família.

Com uma visão mais estratégica, começou a recuperar todas as áreas que o pai deixou de lado, contratou um agrônomo para lhe ajudar nos manejos e cuidados, e adquiriu as partes das irmãs, aumentando sua área de produção.

Vendo que era possível aumentar a área de produção sem perder qualidade, começou a plantar mais café e variedades diferentes, a área que era de 50 mil plantas, hoje está com 170 mil plantas.

Hoje a fazenda trabalha de forma humanizada, com todos cuidados ambientais e sociais, tornando-se referência de gestão e qualidade.

Sua alta produtividade agregada à qualidade, resulta em grãos saudáveis, com uma doçura marcante em sua finalização.

Em cada grão colhido, José de Fucio Bastos Junior faz o acompanhamento direto, nada que ocorre dentro da colheita e da fazenda sai dos olhares empreendedores desse gestor, que preza sempre pela melhoria constante.

  • Região de origem: Matas de Minas, Manhuaçu, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Roça Grande

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.100 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 86 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor de frutas vermelhas, morango e caramelo. Corpo licoroso e acidez cítrica. Finalização doce.

  • Certificações: Agricultura familiar

HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS

Mapa da região de Matas de Minas

A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.

O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.