Café Fazenda Santa Clara – safra 18/19 (Outubro/19)
Sul de Minas, Andradas, MG
100% Arábica – Catuaí Vermelho (70%) e Amarelo (30%)
Natural
1000 m
85 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma frutado. Sabor muito doce de melaço e frutas pretas como amora. Corpo licoroso e cremoso, acidez equilibrada e finalização marcante de frutas.
Esse é o café edição 66 do nosso clube de assinaturas!
Um lote muito muito doce, com de melaço e frutas pretas como amora, lá do Sul de Minas, fazenda Santa Clara.
Veja o vídeo do café do mês
Produtor: Paulo Teixeira Giordani
A fazenda Santa Clara foi fundada em 1930 pela família Basso, uma família italiana que chegou ao Brasil em busca de uma vida melhor.
Eles iniciaram a fazenda com uma plantação de uvas, uma cultura tradicional que estavam acostumados a trabalhar na Itália. Ricardo Teixeira, que era genro do Maximiliano Basso, comprou a fazenda e plantou café, administrando a fazenda até 1991, quando faleceu. A partir desse momento, sua esposa Maria Basso Teixeira, passou a administrar a propriedade. Em 1999, seu neto Paulo Teixeira Giordani, engenheiro agrícola e agrônomo iniciou o cultivo de cafés orgânicos, pouco comum no Brasil.
Paulo estudou e testou diversas técnicas de cultivo sustentável, biodinâmico e orgânico, adaptando as técnicas e produzindo um café de alta qualidade como esse lote do mês de outubro.
-
Região de origem: Sul de Minas, Andradas, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Santa Clara
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí Vermelho (70%) e Amarelo (30%)
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1000 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Julho e término em Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 85 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma frutado. Sabor muito doce de melaço e frutas pretas como amora. Corpo licoroso e cremoso, acidez equilibrada e finalização marcante de frutas.
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.