Café Fazenda Santa Helena – safra 20/21 (Janeiro/21)
Sul de Minas, Alfenas, MG
100% Arábica – Arara
Cereja descascado
900 m
86,25 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma floral. Sabor doce e frutado com notas de garapa, melaço e maçã. Corpo aveludado, acidez levemente lática. Finalização marcante.
Esse é o café edição 81 do nosso clube de assinaturas!
Para começar bem o ano, selecionamos um café do Sul de Minas, cidade de Alfenas, de uma variedade 100% arábica que nunca enviamos antes, Arara, uma hibridação natural entre Obatã e Catuaí Amarelo.
Esse é um café com sabor frutado e doce, onde você encontra notas de garapa, melaço e maçã. Foi produzido na Fazenda Santa Helena, do produtor Wladimir Antônio Puggina.
Esse lote é cereja descascado, quando o café é seco sem a casca, e sua pontuação na escala da SCA é 86,25!
Produtor: Wladimir Antônio Puggina
A Fazenda Santa Helena, do produtor Wladimir Antônio Puggina, utiliza técnicas inovadoras na lavoura para ter uma boa produção com qualidade.
A colheita mecanizada é utilizada em 90% da lavoura e a fazenda faz renovação dos antigos pés de café. Um talhão com 28 anos de idade teve seus pés de café cortado para uma nova plantação de mudas.
A fazenda produz 12 tipos de café e o cuidado com o pós-colheita é muito importante para manter a qualidade dos grãos e ter um bom resultado na xícara!
-
Região de origem: Sul de Minas, Alfenas, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Santa Helena
-
Variedades: 100% Arábica – Arara
-
Processo: Cereja descascado
-
Altitude: 900 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Junho
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86,25 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce e frutado com notas de garapa, melaço e maçã. Corpo aveludado, acidez levemente lática. Finalização marcante.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.