Café Fazenda São Domingos – safra 19/20 (Maio/20)
Matas de Minas, Espera Feliz, MG
100% Arábica – Catuaí vermelho
Cereja descascado, sem tirar a mucilagem
1000 a 1230 m
86 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma floral. Sabor doce de açúcar mascavo, cana, erva cidreira e especiarias. Corpo médio, acidez cítrica e finalização doce e prazerosa.
Esse é o café edição 73 do nosso clube de assinaturas!
Maio é o mês das Mães e escolhemos um café produzido pela Dona Sebastiana de Espera Feliz, MG, que criou os filhos graças ao trabalho na lavoura de café.
“O café é igual criança, tem que cuidar. No período de secagem, depois da colheita, tem que mexer de 30 em 30 minutos, senão, perde a qualidade”, ensina a produtora.
Um café floral que foi um dos finalistas do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais em 2019 😉
Produtora: Sebastiana de Oliveira Faria
Dona Sebastiana tem o café no sangue e todo seu amor e paixão pela cafeicultura estão nos mais de 64 anos de trabalho!
Ela nasceu em 1947 e começou a trabalhar na fazenda de café da sua família aos 9 anos de idade, quando seu pai ficou doente e não pode mais trabalhar no campo. Seu primeiro pedaço de terra para cultivar café foi comprado quando ela tinha 32 anos. Aos 38 anos ficou viúva e criou seus filhos graças ao trabalho na lavoura de café. E é ela que administra a fazenda até hoje!
Em seu ritual diário, é a primeira a acordar todos os dias e ir até sua lavoura. Aos 73 anos, ela ainda trabalha na sua terra com seus filhos, netos e um irmão. Muitos produtores da região visitam sua fazenda para aprender sobre qualidade de café.
Em 2017 ela levou o troféu de campeã estadual no concurso promovido pela Emater-MG, que teve mais de 2 mil inscrições naquela edição, na categoria cereja descascado (quando o café é seco sem a casca). Ela também ganhou o prêmio de Mulher Empreendedora no Café.
Dona Sebastiana é inspiração para muitas mulheres produtoras de café!
-
Região de origem: Matas de Minas, Espera Feliz, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: São Domingos
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho
-
Processo: Cereja descascado, sem tirar a mucilagem
-
Altitude: 1000 a 1230 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Julho e término em Setembro
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce de açúcar mascavo, cana, erva cidreira e especiarias. Corpo médio, acidez cítrica e finalização doce e prazerosa.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS
A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.