Esse é o café edição 76 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de agosto selecionamos um café da safra 20/21 da região da Alta Mogiana, São Paulo, com notas de açúcar mascavo, mel e maracujá doce.
Um café delicioso produzido por Nilton Júnior, que dedica-se no dia a dia da fazenda cuidando para produzir cafés de alta qualidade.
O resultado de tanto trabalho pode ser sentido nesse café da variedade bourbon amarelo com aroma floral e sabor doce, corpo cremoso, acidez baixa e finalização de mel 😉
Produtor: Nilton Júnior
A fazenda São Francisco está localizada no município de Patrocínio Paulista, a 20 km da cidade de Franca, na região da Alta Mogiana.
Nilton Messias de Almeida, juiz aposentado que ama o campo e o café, comprou a fazenda em 1994 e está cultivando café desde então. O nome São Francisco vem de várias experiências de vida na família de Nilton. Primeiro, o nome do pai é Francisco; segundo, ele nasceu às margens do rio São Francisco; e, finalmente, a família é dedicada a São Francisco de Assis.
Os cafés produzidos na Fazenda São Francisco são certificado pela UTZ. A fazenda faz parte de um seleto grupo de fazendas pertencentes à Associação Alta Mogiana de Café Especializado.
Região de origem: Alta Mogiana, Patrocínio Paulista, estado de São Paulo
Fazenda: São Francisco
Variedades: 100% Arábica – Bourbon amarelo
Processo: Natural
Altitude: 950 m
Florada: Setembro
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
Peneira: 16 acima
Pontuação: 86 pontos na escala SCA
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce com notas de açúcar mascavo, mel e maracujá doce. Corpo cremoso, acidez baixa. Finalização de mel.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA
A região da Alta Mogiana é tradicional produtora dos melhores cafés paulistas em virtude de sua grande altitude, clima favorável e larga experiência na produção de cafés finos.
A AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana – conhecida internacionalmente como AMSC — Alta Mogiana Specialty Coffees)) congrega um grupo de produtores de cafés especiais localizados em 15 municípios paulistas — Altinopolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, ltirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista — e 8 municípios mineiros – Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomas de Aquino – especialmente selecionados por sua altitude e qualidade de seus cafés, distribuídos em meio aos polos cafeeiros de Franca, Pedregulho (um dos municípios mais altos do estado) e Altinópolis.
A maioria das fazendas da região é pequena, mas há também grandes e importantes propriedades. A Alta Mogiana desfruta de uma infraestrutura excelente com acesso fácil à tecnologia, mão de obra qualificada, com excelentes rodovias que facilitam o escoamento de produção.
A AMSC seleciona cuidadosamente seus membros, ou seja, busca cafeicultores com absoluta dedicação à qualidade para formar um grupo de fazendas focadas não só em excelência em todos os aspectos de qualidade e sustentabilidade, mas também em atender às diversas exigências e necessidades dos clientes, sejam eles cafeterias e compradores de café verde, tanto nacional como internacional.