Café Fazenda São João – safra 19/20 (Junho/20)
Sul de Minas, Nova Resende, MG
100% Arábica – Bourbon vermelho
Natural
1.153 m
87 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma de frutas vermelhas. Sabor com notas de uva e ameixa seca. Corpo suave e vinhoso, acidez tartárica (como do vinho). Finalização muito agradável.
Esse é o café edição 74 do nosso clube de assinaturas!
Junho é um mês mais frio, que combina muito com um vinho, então selecionamos um café MUITO bom com notas de VINHO!
Sim, esse é um daqueles cafés que ficam marcados em nossa memória, produzido com todo o cuidado por Osvaldo Bachião, seu filho e seu neto, que já tem o café no sangue.
Um café com notas de uva, ameixa seca, com corpo vinhoso e acidez tartárica (como a do vinho) 😉
Produtor: Osvaldo Bachião
A família Bachião chegou ao Brasil no final do século XIX, vinda da Itália. O avô de Osvaldo foi primeiro a Varginha (sul de Minas Gerais) em 1914, onde ouviu falar de um lugar ótimo para o cultivo de café, o município de Nova Resende. Ele mudou-se com a família para lá e foi um dos pioneiros no cultivo de café da região.
Em 1925 ele adquiriu uma máquina para processar café e toda sua produção era despachada por trem, na antiga estrada de ferro Mogiana. Desde 1964 seu neto Osvaldo é o responsável pela fazenda de café, onde trabalha com o filho e ensina o neto como trabalhar com a cafeicultura.
A fazenda São João, apesar de estar em uma região montanhosa, tem 95% da colheita mecanizada. Eles também fazem um cultivo preciso, considerando cada perfil diferente que existe dentro da própria fazenda e agindo de forma mais seletiva. A variedade bourbon vermelho é uma das que atinge melhor qualidade na fazenda.
O resultado de tanto trabalho, dedicação e paixão você pode provar nesse lote de café especial produzido por ele e sua família, que atingiu 87 pontos na escala de avaliação da SCA (Specialty Coffee Association). Aproveitem!
-
Região de origem: Sul de Minas, Nova Resende, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: São João
-
Variedades: 100% Arábica – Bourbon vermelho
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.153 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 87 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma de frutas vermelhas. Sabor com notas de uva e ameixa seca. Corpo suave e vinhoso, acidez tartárica (como do vinho). Finalização muito agradável.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.