Esse é o café edição 70 do nosso clube de assinaturas!

Um cafezão da Mantiqueira de Minas, docinho como mel ;)

Produtor: Andrea Rangel e Renato Pita

Fazenda Trapiá_fotos_M70_filtro

A Fazenda Trapiá está localizada na região da Mantiqueira de Minas, que possui Indicação de Procedência “Cafés da Mantiqueira”, no município de Baependi em Minas Gerais.

Após 30 anos de carreira profissional no Rio de Janeiro, Renato e a esposa Andrea, decidiram iniciar uma experiência nova tanto na profissão como na vida. Adquiriram a fazenda Trapiá em 2005 e conquistaram a certificação UTZ em 2013. Metade dos 444 hectares da propriedade é de área de preservação, com 30% de reserva legal. Na fazenda foram plantadas mais de 60 mil árvores nativas, que completam a paisagem formada por várias nascentes e cachoeiras. De todo o café produzido lá, 30% é cereja descascado.

Renato e Andrea são exemplos de dedicação. A propriedade possuí uma área plantada de 70 hectares, com altitude que varia entre 1.100 e 1.400 metros e uma produção anual de 1.500 sacas de café. As variedades que compõem a área plantada são Mundo Novo, Bourbon amarelo e Acaiá. A colheita é feita de forma manual e com derriçadeira, onde todo o café é lavado.

A fazenda produz tanto cafés de via úmida (cereja descascado), quanto de via seca (natural). A pré-secagem é feita nos terreiros de concreto e a secagem é finalizada nos secadores rotativos. O café fica armazenado em tulhas de madeira por pelo menos 30 dias, antes do benefício.

Tanta dedicação e paixão vocês poderão sentir nesse café de fevereiro!

  • Região de origem: Mantiqueira de Minas, Baependi, estado de Minas Gerais
  • Fazenda: Trapiá

  • Variedades: 100% Arábica – Acaiá

  • Processo: Cereja descascado

  • Altitude: 1.400 m

  • Florada: Setembro/Outubro

  • Colheita: Maio a Setembro

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de mel. Sabor doce de caramelo, mel e chocolate. Corpo equilibrado e cremoso, acidez média e finalização doce.

  • Certificações: Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Mias Certificado Certifica Minas Café Selo 4C

HISTÓRIA DA REGIÃO DA MANTIQUEIRA DE MINAS

mapa mantiqueira de minas

Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, está a região da Mantiqueira de Minas.

Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil.

Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.