Café Fazenda Trapiá – safra 15/16 (Janeiro/16)
Mantiqueira de Minas, Baependi, MG
100% Arábica – Acaiá
Cereja descascado
1.100 a 1.400 m
Fragrância e aroma floral, mel e chocolate. Sabor de caramelo, mel e um pouco de capim limão. Acidez cítrica e delicada. Corpo cremoso e finalização longa e doce.
Produtor: RENATO PITA MACIEL DE MOURA
A fazenda Trapiá está localizada na região da Mantiqueira de Minas, que possui Indicação de Procedência “Cafés da Mantiqueira”, no município de Baependi em Minas Gerais. Após 30 anos de carreira profissional no Rio de Janeiro, Renato e a esposa, Andréa, decidiram iniciar uma experiência nova tanto na profissão como na vida. Adquiriram a fazenda Trapiá em 2005 e conquistaram a certificação UTZ em 2013. Metade dos 384 hectares da propriedade é de área de preservação, com 30% de reserva legal. Na fazenda foram plantadas mais de 60 mil árvores nativas, que completam a paisagem formada por várias nascentes e cachoeiras. De todo o café produzido lá, 30% é cereja descascado.
Renato e Andréa são exemplos de dedicação. A propriedade possuí uma área plantada de 40 hectares, com altitude que varia entre 1.100 e 1.400 metros e uma produção anual de 1.500 sacas de café. As variedades que compõem a área plantada são Mundo Novo, Bourbon amarelo e Acaiá. A colheita é feita de forma manual e com derriçadeira, onde todo o café é lavado. A fazenda produz tanto cafés de via úmida (cereja descascado), quanto de via seca (natural). A pré-secagem é feita nos terreiros de concreto e a seca é finalizada nos secadores rotativos. O café fica armazenado em tulhas de madeira por pelo menos 30 dias, antes do benefício.
-
Região de origem: Mantiqueira de Minas, Baependi, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Trapiá
-
Variedades: 100% Arábica – Acaiá
-
Processo: Cereja descascado
-
Altitude: 1.100 a 1.400 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Início de Julho e em meados de Junho
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 86 pontos na escala SCAA
-
Notas: Fragrância e aroma floral, mel e chocolate. Sabor de caramelo, mel e um pouco de capim limão. Acidez cítrica e delicada. Corpo cremoso e finalização longa e doce.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DA MANTIQUEIRA DE MINAS
Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, está a região da Mantiqueira de Minas. Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil. Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.