Esse é o café edição 119 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de março selecionamos um café que passou pelas mãos de diversas mulheres.

A produtora Edilene Souza do Sítio Mirantinho é psicóloga e desenvolveu um projeto voltado para as mulheres que trabalham na propriedade.

Esse projeto inclui um grupo de trabalhadoras no desenvolvimento dos microlotes especiais, acompanhando desde a colheita até o beneficiamento final. Trazendo mais oportunidades de emprego, valor agregado e mais proximidade com o mercado de cafés especiais.

Esse lote de café especial é da variedade Catuaí vermelho e tem notas de pêssego, damasco, mel e cana-de-açúcar. Bom corpo e acidez delicada.

Um café muito gostoso e que valoriza as mulheres ;)

Produtor: Edilene Souza de Oliveira Ferreira

Sítio Mirantinho_fotos

O Sítio Mirantinho está localizado em uma área privilegiada de Monte Belo, no Sul de Minas, em uma altitude que vai de 1.150 a 1.250 metros, onde o clima é mais ameno que a média da região. Ele faz parte do grupo Fazenda Passeio, da família de Adolfo Veira Ferreira e Edilene Souza.

Edilene passou a conhecer e se interessar pelo mundo do café quando se casou com Adolfo, que já era familiarizado com a produção, tendo seu pai e seu avô como grandes exemplos. Ela é formada em psicologia e exerceu a profissão até 2021, quando passou a se dedicar 100% à fazenda, ligada principalmente a um projeto específico voltado para as mulheres que trabalham e/ou moram na propriedade.

A ideia é que, no início da safra, o grupo de trabalhadoras possa desenvolver microlotes especiais, acompanhando desde a colheita até o beneficiamento final. Isso trouxe a elas mais oportunidade de emprego, valor agregado e mais proximidade com o mercado de cafés especiais.

Assim como a fazenda principal da família, Sítio Mirantinho é rodeado por matas nativas muito bem conservadas que propiciam um microclima saudável para a produção de cafés, além de proteger os cursos de água e possibilitar com que fauna e flora cresçam livremente. Há um cuidado meticuloso com a nutrição do solo, para garantirem plantas sadias com alta produtividade.

E é um lote especial que passou pelas mãos de diversas mulheres que irão receber esse mês ;)

  • Região de origem: Sul de Minas, Monte Belo, estado de Minas Gerais
  • Fazenda: Sítio Mirantinho

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.200 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Junho a agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor de pêssego, damasco, mel e cana-de-açúcar. Bom corpo e acidez delicada. Finalização doce e persistente.

  • Certificações: Em obtenção

HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Imagem do mapa do Sul de Minas

O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.

As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.

O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.