Esse é o café edição 87 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de julho selecionamos um café INTENSO do Sítio Morro Cavado, localizada no Sul de Minas Gerais, no município de Conceição da Aparecida.
A variedade é Catuaí amarelo, com notas de mel e laranja. Um café doce, com acidez cítrica e muito equilibrado.
O Sítio Morro Cavado é parte de um grupo de propriedades denominado Fazenda Morro Alto, pertencente ao produtor Venerando Carvalho e sua família, que é a terceira geração a trabalhar com a produção de cafés. Eles se dedicam a produzir cafés de alta qualidade de forma sustentável, produzindo seu próprio adubo orgânico mineral a partir dos resíduos gerados na pós-colheita e processamento.
Esse café especial e produzido de forma sustentável que vocês irão provar 😉
Produtor: Venerando de Carvalho
Localizado no município de Conceição da Aparecida, Sul de Minas Gerais (a maior região produtora de cafés arábica do Brasil), o Sítio Morro Cavado é parte de um grupo de propriedades chamado Fazenda Morro Alto, do produtor Venerando de Carvalho e sua família, a terceira geração a trabalhar com a produção de cafés.
Desde o início existia a preocupação em produzir cafés de alta qualidade, buscando contribuir com a sustentabilidade do município.
A fazenda produz seus próprios insumos, desde as mudas até compostos orgânicos-minerais, usando a maior quantidade de matéria-orgânica possível.
Visando um manejo mais sustentável, a fazenda conta com certificações da BSCA, UTZ e 4C, evitando produtos que possam prejudicar o meio ambiente e, consequentemente, obtendo um produto final melhor.
O Sítio Morro Cavado conta com profissionais altamente qualificados e capacitados para acompanhar todas as atividades com responsabilidade. Todos os cafés produzidos na fazenda estão em um relatório de rastreabilidade ao longo das etapas de produção.
Durante a colheita, que vai até setembro, as áreas são separadas em lotes, deixando as cerejas (café maduro) de cada lote também separadas nos processos seguintes: elas passam por uma máquina que separa as cerejas naturais dos cafés passados e verdes. Depois vem a secagem, onde temos naturais despolpados e naturais. Para chegar à exata
porcentagem de umidade é usado o secador para finalizar e os grãos de café são colocados para descansar em grandes caixas de madeira até o momento de retirar os pergaminhos e ir para o armazém.
O mais recente projeto é o novo pátio, construído para trabalhar com os compostos orgânico-minerais da produção. Essa ideia surgiu da necessidade de reutilizar os resíduos gerados no pós-colheita e processamento, devolvendo-os de volta ao solo.
O resultado desse trabalho são cafés de excelente qualidade como esse lote selecionado por nós 😉
Região de origem: Sul de Minas, Conceição da Aparecida, estado de Minas Gerais
Fazenda: Sítio Morro Cavado
Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo
Processo: Natural
Altitude: 1.110 m
Florada: Setembro
Colheita: Início em Maio e término em Setembro
Peneira: 16 acima
Pontuação: 85 pontos na escala SCA
Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor doce e intenso com notas de mel e laranja. Bom corpo e acidez cítrica balanceada. Finalização longa e agradável.
- Certificações
HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS
O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.
As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.
O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.