Esse é o café edição 105 do nosso clube de assinaturas!

Para o primeiro mês de 2023 selecionamos um café de uma produtora que participou do Festival Elas no Cerrado Mineiro, o primeiro da região e que se consagrou pela sua importância por envolver experientes cafeicultoras e estimular a participação de novas gerações de produtoras.

Esse lote delicioso é da produtora Evanete Peres e tem notas de framboesa, vinho tinto e mel. Além disso, este café especial é de grãos moca ou moquinha. 

Os grãos moca são provenientes da não fecundação de um dos óvulos do fruto, sendo que apenas um grão se desenvolve no interior do fruto do café, ficando com o formato redondo.

Evanete dirige a fazenda Paraíso Estate Coffee e respeita uma história de quase 100 anos na cafeicultura, que se resume na paixão pelo café e no entusiasmo de se relacionar com as pessoas de forma próxima e verdadeira. Legado esse, herdado pelo patriarca Serafim Peres.

A busca constante por qualidade e diferenciação faz parte do DNA de Evanete e todo esse trabalho e amor você sentirá ao provar esse lote 😉

Produtora: Evanete Peres Domingues

Dirigida por Evanete Peres, a Paraíso Estate Coffee respeita uma história de quase 100 anos na cafeicultura e se resume na paixão pelo café e no entusiasmo de se relacionar com as pessoas de forma próxima e verdadeira. Legado esse, herdado do patriarca Serafim Peres.

A sede da fazenda fica praticamente dentro do perímetro urbano da comunidade de Amanhece, uma microrregião conhecida por fazendas que produzem cafés de alta qualidade na região.

O valor da sua história, persistência e a busca por constante qualidade e diferenciação está no DNA da Evanete. Por isso são entusiastas de novas tecnologias e inovações aplicadas nas lavouras e nos processos de pré e pós-colheita para produzir cafés de alta qualidade.

Além de quebrar paradigmas, a Paraíso Estate Coffee carrega em sua essência a mais autêntica expressão feminina. Evanete é uma pessoa à frente do seu
tempo que, através de sua liderança feminina, lança seu olhar cuidadoso de mulher orientando sua equipe na busca constante pela qualidade e ciência em tudo que fazem.

O propósito dela é produzir cafés de qualidade através da persistência e visão de oportunidade, sustentado em um modelo baseado na busca pela tecnologia, conhecimento técnico e relacionamento próximo com as pessoas.

  • Região de origem: Cerrado Mineiro, Araguari, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Paraíso Estate Coffee

  • Variedades: 100% Arábica – Paraíso (grãos moca)

  • Processo: Natural

  • Altitude: 951,5 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: grãos moca

  • Pontuação: 86 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de mel. Sabor framboesa, vinho tinto e mel. Corpo licoroso e acidez tartárica (vinhosa). Finalização longa e agradável.

  • Certificações:

Logo Cerrado MineiroSelo Rainforest AllianceSelo 4C

 

HISTÓRIA DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO

A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de café de alta qualidade, reconhecido no mundo – a primeira “Denominação de Origem” no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais.

Tendo estações bem definidas – um verão quente e úmido e um inverno agradavelmente seco – é uma forte característica da região. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 e 1.300 metros, como resultado, cafés de alta qualidade com uma identidade única.

Os cafés possuem “Garantia de Origem e Qualidade” pela Região do Cerrado Mineiro – D.O. Conselho Regulador.QRCode

O processo oficial de produção da Denominação de Origem, enfatiza e valoriza as características da nossa terra. Só cafés cultivados dentro da área oficialmente delimitada e que seguiu as regras do processo de produção definido pelo nosso Conselho Regulador, pode ter o Região do Cerrado Mineiro – D.O. assegurada pelo Selo de Procedência Garantida de Origem e Qualidade.