Esse é o café edição 117 do nosso clube de assinaturas!

Para a primeira edição do ano de 2024 selecionamos um café da variedade bourbon amarelo da região do Vale da Grama, Mogiana Paulista!

A Fazenda São Caetano foi fundada em 1945 pelo avô do produtor Rafael, que veio da Itália e adquiriu um sítio que depois virou a fazenda.

Esse lote de café especial é da variedade Bourbon amarelo e tem notas de caramelo, chocolate, avelã e frutas amarelas. Encorpado e acidez brilhante.

Um café de um terroir privilegiado da região vulcânica 😉

Produtor: Rafael José Taramelli

Fazenda São Caetano_ fotos

A Fazenda São Caetano foi fundada em 1945, pelo avô do produtor Rafael.

Vindo da Itália, ao chegar ao Brasil, adquiriu um sítio de 3 hectares e foi crescendo a propriedade ao longo dos anos. Hoje é um dos maiores produtores de cafés especiais da região do Vale da Grama.

Além da Fazenda São Caetano, possuem uma outra propriedade, a Fazenda São José, ambas focadas na produção de cafés especiais. A fazenda já conquistou 16 premiações nacionais, entre elas, o prêmio de campeão em duas edições do melhor café de São Paulo no concurso organizado pela Illy Café.

A fazenda possui infraestrutura completa para a produção de cafés especiais, produzindo lotes de 82 pontos até lotes mais raros e exóticos, chegando a 90 pontos na escala SCA. O terroir privilegiado da região vulcânica, aliado à localização da fazenda no alto de uma montanha e o controle minucioso de todos os processos desde o plantio ao pós-colheita, proporcionam uma experiência incrível em cada xícara de café.

Essa maravilha de café que vocês irão provar para começar bem o ano 😉

  • Região de origem: Vale da Grama, São Sebastião da Grama, estado de São Paulo
  • Fazenda: São Caetano

  • Variedades: 100% Arábica – Bourbon amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.200 a 1.270 m

  • Florada: Outubro

  • Colheita: Início em Junho e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma caramelo. Sabor doce de caramelo, chocolate, avelã e frutas amarelas. Encorpado e acidez brilhante. Finalização agradável e duradoura.

  • Certificações: Rainforest Alliance

HISTÓRIA DA REGIÃO DA MOGIANA

Mapa da região da Alta Mogiana no nordeste de São Paulo

A Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, está estrategicamente localizada entre o sul de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro, com altitude e clima favoráveis à prática da cafeicultura, é uma das regiões cafeeiras mais antigas do Brasil.

A região leva o nome da Companhia Mogiana, proprietária das ferrovias que cortavam as montanhas cafeeiras. A linha de trem era conhecida como “O Trem do Café” por seu papel em facilitar a produção e exportação antecipada de café. A região tem uma longa história de cultivo de café, que remonta ao século XIX. Hoje, mais de 1 milhão de sacas de café são cultivadas no Vale da Mogiana anualmente.

Com seu solo profundo e ricamente vermelho, a Mogiana tem uma gama única de microclimas que são conhecidos por suas notas em cada xícara. Os grãos produzidos nessa região possuem características únicas e são conhecidos pela qualidade, aroma marcante, corpo cremoso aveludado, acidez média e finalização prolongada.