Esse é o café edição 84 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de abril selecionamos um café produzido em uma fazenda bicentenária, Serra das Três Barras, localizada em uma região muito privilegiada para produção de cafés especiais, a Mantiqueira de Minas, no município de Carmo de Minas.

Esse delicioso café é um bourbon amarelo com notas de mel, caramelo e frutas amarelas.

A produção é da família do produtor José Wagner Ribeiro Junqueira, que junto com sua esposa e três filhos, dedicam-se à produção de cafés em total harmonia com a natureza 😉

Produtor: José Wagner Ribeiro Junqueira

Café_Serra das Três Barras

A fazenda Serra das Três Barras, que fica em Carmo de Minas (MG), tem origem em uma divisão da bicentenária Fazenda das Três Barras, tradicionalmente dedicada à produção de cafés de qualidade. A Serra das Três Barras pertence hoje a José Wagner Ribeiro Junqueira, sua esposa Margarida Maria de Castro Junqueira e seus três filhos: Kleber, Ralph e Herbert de Castro Junqueira.

A família cultiva diversas variedades de café em seis propriedades diferentes e toda a produção é processada na sede, a renomada fazenda Serra das Três Barras. A produção anual é de cerca de 3.500 sacas processadas.

Os cafeeiros estão em local privilegiado, cultivados em solos férteis com elevações variando de 1.100 a 1.450 metros em relevo típico da Serra da Mantiqueira. A temperatura é agradável o ano todo e as estações são bem definidas, o que é ótimo para a produção de cafés de de qualidade. A família faz questão de preservar as áreas de mata nativa e as nascentes das propriedades.

Os cafés são colhidos à mão e apenas quando estão maduros, em panos adequados para evitar contato com o solo. Eles seguem no mesmo dia para o pátio de secagem e, quando necessário, são levados para o secador rotativo para concluir a secagem. Depois de secos seguem para caixas de descanso, onde ficam um período de 30 a 60 dias. Depois de processados, seguem para o armazém da Cocarive (Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde), onde são classificados e preparados para exportação.

Tanto trabalho e qualidade resultam em excelentes cafés, a família já ganhou vários prêmios em competições como Cup of Excellence, Early Harvest, Late Harvest, Mantiqueira de Minas, Competições de Cafés Especiais Cocarive, Illy, entre outros.

E é um bourbon amarelo dessa bicentenária fazenda que irão provar esse mês 😉

  • Região de origem: Mantiqueira de Minas, Carmo de Minas, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Serra das Três Barras

  • Variedades: 100% Arábica – Bourbon amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.100 a 1.450 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Junho

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 87 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma de chocolate. Sabor de mel, caramelo e frutas amarelas como pêssego e abacaxi. Corpo cremoso e acidez cítrica média. Finalização longa e doce.

  • CertificaçõesCertificado Certifica Minas Café Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Mias

HISTÓRIA DA REGIÃO DA MANTIQUEIRA DE MINAS

mapa mantiqueira de minas

Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, está a região da Mantiqueira de Minas.

Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil.

Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.