Café Fazenda Serra das Três Barras – safra 20/21 (Abril/21)
Mantiqueira de Minas, Carmo de Minas, MG
100% Arábica – Bourbon amarelo
Natural
1.100 a 1.450 m
87 pontos na escala SCA
Fragrância e aroma de chocolate. Sabor de mel, caramelo e frutas amarelas como pêssego e abacaxi. Corpo cremoso e acidez cítrica média. Finalização longa e doce.
Esse é o café edição 84 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de abril selecionamos um café produzido em uma fazenda bicentenária, Serra das Três Barras, localizada em uma região muito privilegiada para produção de cafés especiais, a Mantiqueira de Minas, no município de Carmo de Minas.
Esse delicioso café é um bourbon amarelo com notas de mel, caramelo e frutas amarelas.
A produção é da família do produtor José Wagner Ribeiro Junqueira, que junto com sua esposa e três filhos, dedicam-se à produção de cafés em total harmonia com a natureza 😉
Produtor: José Wagner Ribeiro Junqueira
A fazenda Serra das Três Barras, que fica em Carmo de Minas (MG), tem origem em uma divisão da bicentenária Fazenda das Três Barras, tradicionalmente dedicada à produção de cafés de qualidade. A Serra das Três Barras pertence hoje a José Wagner Ribeiro Junqueira, sua esposa Margarida Maria de Castro Junqueira e seus três filhos: Kleber, Ralph e Herbert de Castro Junqueira.
A família cultiva diversas variedades de café em seis propriedades diferentes e toda a produção é processada na sede, a renomada fazenda Serra das Três Barras. A produção anual é de cerca de 3.500 sacas processadas.
Os cafeeiros estão em local privilegiado, cultivados em solos férteis com elevações variando de 1.100 a 1.450 metros em relevo típico da Serra da Mantiqueira. A temperatura é agradável o ano todo e as estações são bem definidas, o que é ótimo para a produção de cafés de de qualidade. A família faz questão de preservar as áreas de mata nativa e as nascentes das propriedades.
Os cafés são colhidos à mão e apenas quando estão maduros, em panos adequados para evitar contato com o solo. Eles seguem no mesmo dia para o pátio de secagem e, quando necessário, são levados para o secador rotativo para concluir a secagem. Depois de secos seguem para caixas de descanso, onde ficam um período de 30 a 60 dias. Depois de processados, seguem para o armazém da Cocarive (Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde), onde são classificados e preparados para exportação.
Tanto trabalho e qualidade resultam em excelentes cafés, a família já ganhou vários prêmios em competições como Cup of Excellence, Early Harvest, Late Harvest, Mantiqueira de Minas, Competições de Cafés Especiais Cocarive, Illy, entre outros.
E é um bourbon amarelo dessa bicentenária fazenda que irão provar esse mês 😉
-
Região de origem: Mantiqueira de Minas, Carmo de Minas, estado de Minas Gerais
-
Fazenda: Serra das Três Barras
-
Variedades: 100% Arábica – Bourbon amarelo
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.100 a 1.450 m
-
Florada: Setembro
-
Colheita: Junho
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 87 pontos na escala SCA
-
Notas: Fragrância e aroma de chocolate. Sabor de mel, caramelo e frutas amarelas como pêssego e abacaxi. Corpo cremoso e acidez cítrica média. Finalização longa e doce.
- Certificações:
HISTÓRIA DA REGIÃO DA MANTIQUEIRA DE MINAS
Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, está a região da Mantiqueira de Minas.
Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil.
Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.