Café Sítio Santa Cruz – safra 18/19 (Novembro/18)
Montanhas dos Espírito Santo, Pedra Menina, ES
100% Arábica – Catuaí vermelho
Natural
1.140 m
84 pontos na SCA
Fragrância e aroma frutado e baunilha. Sabor doce com notas de frutas amarelas, chá preto, caramelo e amêndoas. Corpo médio e acidez cítrica. Finalização longa e agradável.
Produtora: Nirceia Vieira Rocha Lacerda
A produtora Nirceia Rocha Lacerda nasceu no Caparaó, município de Minas Gerais em meio às lavouras cafeeiras.
Desde a infância ajudava a família nas lavouras de café e herdou também a paixão pelo querido grão.
Casada há 36 anos e mãe de 4 filhos, hoje aos 61 anos, produz cafés de alta qualidade no sítio Santa Cruz em Dores do Rio Preto.
Esse lote de café é natural, isso é, foi seco com a casca do fruto e em terreiro suspenso. Esse lote com características frutadas e doce, foi preparado com muito cuidado e carinho pela dona Nirceia.
- Região de origem: Montanhas dos Espírito Santo, Pedra Menina, estado do Espírito Santo
-
Fazenda: Sítio Santa Cruz
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí vermelho
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.140 m
-
Florada: Outubro
-
Colheita: Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 84 pontos
- Notas:Fragrância e aroma frutado e baunilha. Sabor doce com notas de frutas amarelas, chá preto, caramelo e amêndoas. Corpo médio e acidez cítrica. Finalização longa e agradável.
- Certificações: Não tem, agricultura familiar.
HISTÓRIA DA REGIÃO DAS MONTANHAS DO ESPÍRITO SANTO
A região das Montanhas do Espírito Santo ou Montanhas Capixabas, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudoeste do estado do Espírito Santo, na fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O café arábica é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. O ES é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil, atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
As regiões capixabas que produzem café arábica são: região noroeste, centro-serrana e sul-caparaó.
É uma origem produtora de cafés especiais, com qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.