Esse é o café edição 109 do nosso clube de assinaturas!

Para maio selecionamos mais um café da região da Alta Mogiana, produzido com muito esforço e dedicação pelo produtor José dos Reis.

O Sítio São José fica no município de Restinga e foi conquistado com muito esforço e trabalho, realização de um sonho de ter a própria terra para cultivar.

Depois de muita dificuldade no início da lavoura de café, hoje ele pode dedicar-se a melhorar os processos para ter cada vez mais cafés de altíssima qualidade.

Esse lote de café especial é da variedade Catuaí amarelo e tem sabor de chocolate amargo, mirtilo e uva passa, corpo cremoso e acidez leve.

Um café delicioso 😉

Produtor: José dos Reis Silva Filho

Sítio São José fotos

O Sítio São José está localizado no município de Restinga, na região da Alta Mogiana paulista.

A conquista da área foi em 2012, um grande sonho realizado para José, pois desde criança sempre manteve vínculo com a atividade rural, dedicou-se aos estudos da atividade agrícola e, após muitas batalhas, conseguiu começar os trabalhos em seu sítio, dando o nome de São José em homenagem ao seu pai e também ao santo padroeiro dos trabalhadores e da família.

No início, a implementação da lavoura de café teve muitas dificuldades, pois a área era de pastagem, havia muitos tocos de eucaliptos e ainda não havia a disponibilidade de água, maquinário e moradia, mas com a ajuda de grandes amigos produtores, conseguiu realizar o plantio bem-sucedido de sua lavoura.

Depois de vencida esta primeira batalha, foram iniciados os manejos essenciais à cultura, além do acompanhamento diário do crescimento e formação dos pés de café, que desde a primeira colheita o surpreendeu!

Os cuidados em cada etapa refletiram em grãos de ótima qualidade e todo o trabalho vem sendo direcionado para que a melhora na qualidade dos grãos seja sempre contínua.

Ter cafés de excelente qualidade é o objetivo fundamental de José e é o café dele que iremos provar 😉

  • Região de origem: Alta Mogiana, Restinga, estado de São Paulo
  • Fazenda: Sítio São José

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 760 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 85 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor de chocolate amargo, mirtilo e uva passa. Corpo cremoso e acidez leve. Finalização intensa.

  • Certificações:  Agricultura familiar

HISTÓRIA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA

Mapa da região da Alta Mogiana no nordeste de São Paulo

A região da Alta Mogiana é tradicional produtora dos melhores cafés paulistas em virtude de sua grande altitude, clima favorável e larga experiência na produção de cafés finos.

A AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana – conhecida internacionalmente como AMSC — Alta Mogiana Specialty Coffees)) congrega um grupo de produtores de cafés especiais localizados em 15 municípios paulistas — Altinopolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, ltirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista — e 8 municípios mineiros – Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomas de Aquino –  especialmente selecionados por sua altitude e qualidade de seus cafés, distribuídos em meio aos polos cafeeiros de Franca, Pedregulho (um dos municípios mais altos do estado) e Altinópolis.

A maioria das fazendas da região é pequena, mas há também grandes e importantes propriedades. A Alta Mogiana desfruta de uma infraestrutura excelente com acesso fácil à tecnologia, mão de obra qualificada, com excelentes rodovias que facilitam o escoamento de produção.

A AMSC seleciona cuidadosamente seus membros, ou seja, busca cafeicultores com absoluta dedicação à qualidade para formar um grupo de fazendas focadas não só em excelência em todos os aspectos de qualidade e sustentabilidade, mas também em atender às diversas exigências e necessidades dos clientes, sejam eles cafeterias e compradores de café verde, tanto nacional como internacional.