Esse é o café edição 75 do nosso clube de assinaturas!

Para o mês de julho selecionamos um café com perfil FLORAL, com notas de frutas amarelas.

Um café excepcional produzido por José de Ávila, que mergulhou de cabeça nos cafés especiais, melhorando diversos processos pós-colheita no sítio Serra Negra.

O resultado de toda sua dedicação e cuidado pode ser sentido nesse lote de café floral, com notas de pêra e frutas amarelas, corpo suave, acidez cítrica média e que deixa aquele gostinho de quero mais na boca 😉

Produtor: José de Ávila Pereira

Sítio Serra Negra_fotos

O produtor José de Ávila vive com a sua esposa Ereni e seu filho José Leonardo na pequena propriedade chamada de Sítio Serra Negra.

Seu pai Messias tinha uma criação de gado leiteiro como atividade principal. Infelizmente, ele faleceu quando José tinha apenas 4 anos, deixando dona Elza (hoje com 92 anos) viúva com 11 filhos. Com o passar dos anos, José e seus irmãos decidiram plantar as primeiras mudas de café na propriedade. Tudo era muito simples, mas foi importante para compor a renda da família.

Em 2016 começou a mudança! José mergulhou de cabeça em um programa de cafés especiais que tinha palestras sobre pós-colheita com o renomado professor da universidade de Lavras Flávio Borém. Após uma dessas aulas, José decidiu fazer algumas mudanças no sítio. Primeiro, ele reformou o terreiro onde é feita a secagem do café. Aí ele seguiu um conselho do professor: fazer metade da secagem do café no terreiro e depois nos secadores, onde recebem primeiro ar frio por duas horas e depois ar quente.

Com essas mudanças a qualidade do café melhorou muito e José Ávila entrou de vez na produção de cafés especiais como esse lote que atingiu 86 pontos na escala de avaliação da SCA (Specialty Coffee Association). Aproveitem!

  • Região de origem: Sul de Minas, Campestre, estado de Minas Gerais

  • Fazenda: Sítio Serra Negra

  • Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude: 1.100 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 86 pontos na escala SCA

  • Notas: Fragrância e aroma floral. Sabor com notas de pêra e frutas amarelas. Corpo suave, acidez cítrica média. Finalização longa e agradável.

  • Certificações
    Selo 4C

HISTÓRIA DA REGIÃO DO SUL DE MINAS

Imagem do mapa do Sul de Minas

O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira.

As montanhas do Sul de Minas têm sua paisagem composta por belos cafezais entremeados por faixas da Mata Atlântica, criando uma especial condição para se produzir excelentes cafés.

O café do Sul de Minas se destaca pela feliz combinação de altitude (até 1.260 m) e temperatura média o ano todo, que se reflete na doçura natural.