Esse é o café edição 92 do nosso clube de assinaturas!
Para o mês de dezembro selecionamos um café muito especial que ficou em 3º lugar na categoria Cereja Descascado, no 18º Concurso de Qualidade do Café do Vale da Grama, região vulcânica que fica no interior de São Paulo.
A produtora Patrícia Mendonça, que trabalhava no mercado financeiro, resolveu mudar de vida em 2017 e adquiriu o sítio junto com seu marido Luiz. A cultura do café e a localização foram decisivos para a escolha do sítio, pensando em deixar um legado para os três filhos.
Hoje ela se dedica à produção de cafés especiais, estudando novas técnicas e melhorando os processos na fazenda para ter cafés de altíssima qualidade.
Esse lote super especial da microrregião vulcânica do Vale da Grama que vocês irão provar 😉
Produtora: Patrícia Guerra Moreira de Mendonça
A história do Sítio Três Barras da Mantiqueira começou em 2017, quando a Patrícia, que trabalhava no mercado financeiro em São Paulo, adquiriu a propriedade junto com seu marido Luiz, pensando em deixar um legado para os três filhos.
A localização do sítio e a cultura do café foram decisivos para a escolha da propriedade, que fica na região vulcânica do Vale da Grama, interior de São Paulo.
Como nenhum deles nunca havia trabalhado com café, tiveram que estudar muito para conhecer tudo o que envolve a produção de cafés, além de aprender novas técnicas para melhorar os processos visando a produção de cafés de alta qualidade. Os dois primeiros anos foram de aprendizado, com a comercialização dos cafés apenas na região.
Hoje a missão dela é produzir cafés especiais proporcionando experiências sensoriais únicas ao consumidor final 😉
Região de origem: Vale da Grama, São Sebastião da Grama, estado de São Paulo
Fazenda: Sítio Três Barras da Mantiqueira
Variedades: 100% Arábica – Obatã
Processo: Cereja descascado
Altitude: 1.150 m
Florada: Setembro
Colheita: Início em Maio e término em Agosto
Peneira: 16 acima
Pontuação: 86,5 pontos na escala SCA
Notas: Fragrância e aroma frutado e floral. Sabor doce com notas de melaço de cana e damasco. Corpo cremoso e acidez intensa. Finalização muito agradável.
- Certificações: Agricultura familiar
HISTÓRIA DA REGIÃO DA MOGIANA
A Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, está estrategicamente localizada entre o sul de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro, com altitude e clima favoráveis à prática da cafeicultura, é uma das regiões cafeeiras mais antigas do Brasil.
A região leva o nome da Companhia Mogiana, proprietária das ferrovias que cortavam as montanhas cafeeiras. A linha de trem era conhecida como “O Trem do Café” por seu papel em facilitar a produção e exportação antecipada de café. A região tem uma longa história de cultivo de café, que remonta ao século XIX. Hoje, mais de 1 milhão de sacas de café são cultivadas no Vale da Mogiana anualmente.
Com seu solo profundo e ricamente vermelho, a Mogiana tem uma gama única de microclimas que são conhecidos por suas notas em cada xícara. Os grãos produzidos nessa região possuem características únicas e são conhecidos pela qualidade, aroma marcante, corpo cremoso aveludado, acidez média e finalização prolongada.