Café Sítio Vera Cruz – safra 18/19 (Maio/19)
Alta Mogiana, Cristais Paulista, SP
100% Arábica – Catuaí Vermelho
Natural
1.000 m
Pontuação SCA: 85 pontos
Fragrância e aroma de frutas amarelas. Sabor de chocolate, frutas amarelas e mel. Encorpado, acidez cítrica de laranja e finalização longa e agradável de caramelo.
Produtor: Laercio Eurípedes Eleutério da Silva
Laercio Eurípedes Eleutério entrou na cafeicultura por convite de amigos que trabalhavam com café há 10 anos quando arrendou a propriedade para o cultivo de café, que já estava em produção.
É no Sítio Vera Cruz que ele trabalha junto com a sua família, com o objetivo de melhorar a lavoura a cada ano. A renda familiar vem totalmente da cafeicultura e o foco agora é a produção de lotes de cafés especiais.
Inicialmente, com a falta de experiência e maquinários, as dificuldades foram grandes. Mas com muito trabalho foi possível atingir o objetivo dos cafés especiais, como esse delicioso lote que preparamos para vocês.
O sonho do Laercio é conquistar suas próprias terras e crescer o parque cafeeiro.
- Região de origem: Alta Mogiana, Cristais Paulista, estado de São Paulo
-
Fazenda: Sítio Vera Cruz
-
Variedades: 100% Arábica – Catuaí Vermelho
-
Processo: Natural
-
Altitude: 1.000 m
-
Florada: Outubro/Dezembro
-
Colheita: Junho a Agosto
-
Peneira: 16 acima
-
Pontuação: 85 pontos
- Notas: Fragrância e aroma de frutas amarelas. Sabor de chocolate, frutas amarelas e mel. Encorpado, acidez cítrica de laranja e finalização longa e agradável de caramelo.
- Certificações: Agricultura familiar (não possui ainda)
HISTÓRIA DA REGIÃO DA MOGIANA
A Mogiana ou também chamada de Alta Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, está estrategicamente localizada entre o sul de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro, com altitude e clima favoráveis à prática da cafeicultura.
Os grãos produzidos nessa região possuem características únicas e são conhecidos pela qualidade, aroma marcante, corpo cremoso aveludado, acidez média e aftertaste prolongado.
Em 2013, a Alta Mogiana foi reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como uma das regiões brasileiras mais tradicionais na atividade de produção de café e recebeu da entidade o registro de Indicação de Procedência, que atesta a origem e a qualidade dos cafés produzidos na região.