Micr. Fazenda Bom Jesus – safra 14/15 (Jun/15)

Gabriel A. M. e Flávia O. L. Alves de Oliveira / SP

Microlote_M14_400pxA história da Labareda Agropecuária começou a ser escrita em 1984, graças aos sonhos e à dedicação dos seus proprietários – Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira e Flávia Olivito Lancha Alves de Oliveira – que herdaram de seus bisavós o gosto pela cultura cafeeira.

Em quase 30 anos de história, a Labareda se tornou uma empresa sólida e referência no estado de São Paulo devido a uma gestão moderna e por investir nos seus colaboradores e na qualidade da produção. Dos cafés produzidos na empresa, 80% são exportados. Entre os principais clientes estão Estados Unidos e Europa.

Atualmente, a Labareda conta com cerca de 100 profissionais, número que chega a 180 na época de colheita do café.

Na fazenda existem várias áreas dedicadas à proteção do meio ambiente e diversificação da agricultura, de acordo com um modelo socioeconômico auto-sustentável. A propriedade está desenvolvendo seu próprio programa de preservação à vegetação, possuindo área de floresta natural intacta e proteção de vegetação em torno das nascentes de água, aspectos de preservação que são de extremo interesse para o empreendimento.

A Labareda tem como foco a melhoria contínua na produção de cafés especiais e preza pela qualidade de vida dos seus colaboradores. Além disso, possui certificações nacionais e internacionais que atestam seus princípios.

Em 2005, foi a primeira empresa rural da Alta Mogiana e a segunda do estado de São Paulo a ser certificada pela UTZ (certificadora internacional voltada para o café que segue normas de rastreabilidade, preservação ambiental, segurança do trabalho e responsabilidade social).

Um ano depois, a empresa foi incluída como uma das fazendas associadas à AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana).

Em 2008, a Labareda conquistou a certificação Rainforest Alliance. No ano de 2013 alcançou 99 pontos na auditoria da empresa e cumpriu todos os quesitos para a certificação no Módulo Clima.

  • Região de origem: Alta Mogiana, Cristais Paulista, estado de São Paulo

  • Fazenda: Bom Jesus

  • Produtor: Gabriel A. M. e Flávia O. L. Alves de Oliveira

  • Variedades: 100% Arábica – Bourbon amarelo

  • Processo: Natural

  • Altitude960 a 1.000 m

  • Florada: Setembro

  • Colheita: Início em Maio e término em Agosto

  • Peneira: 16 acima

  • Pontuação: 84 pontos na escala SCAA

  • Notas: Corpo médio, acidez marcante de frutas, doçura média e retrogosto acentuado

  • Certificações

    Alta_Mogiana UTZ_Certified Rainforest_Alliance

 HISTÓRIA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA

lABAREDA

A Labareda está inserida na Alta Mogiana, região localizada no nordeste do estado de São Paulo, com tradição e experiência na produção de cafés naturais, descascados e despolpados. Estrategicamente localizada entre o sul de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro, a Alta Mogiana possui altitude e clima favoráveis à prática da agricultura.

Os grãos produzidos nessa região possuem características únicas e são conhecidos pela qualidade, aroma marcante, corpo cremoso aveludado, acidez média e aftertaste prolongado, com uma doçura de caramelo com notas de chocolate amargo.

Em 2013, a Alta Mogiana foi reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como uma das regiões brasileiras mais tradicionais na atividade de produção de café e recebeu da entidade o registro de Indicação de Procedência, que atesta a origem e a qualidade dos cafés produzidos na região.