#Método1: Coador de Pano!

Bem-vindo à nossa série de tutoriais dos métodos de preparo de café!

Esse é o primeiro post da nossa série, e se você escolher, irá embarcar conosco num mergulho muito interessante no mundo cafeinado! Caso não queira, só escolher no final desse post e não te mostraremos mais nenhum!

Vamos começar!

Na maioria dos lares brasileiros não há visita que não escute a clássica frase “vou passar um cafezinho”, como sinônimo de receber bem. Nos tempos atuais, normalmente a bebida é feita por meio do filtro de papel, conforme apontou pesquisa do ano passado da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Embora tenha ficado em segundo lugar, o coador de pano (ou da vovó, como também é chamado) ainda é o preferido por 25% das 7 mil pessoas consultadas.

Esse método de café coado está muito ligado às origens rurais do país e às memórias de cozinhas com fogões a lenha. O apego faz com que ele nunca saia de moda e emplaque sucessos como sua versão diminuta usada em alguns restaurantes.

Dicas para conservar o coador e extrair a bebida

Mas o coador de pano tem regras de conservação para que a bebida não seja comprometida. As dicas são de Rafael Godoy, barista do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé):Palheta Blog Pelicula Cafeinada

  1. Antes de usar o coador novo, ele precisa ser curtido em uma mistura de café e água fervendo, para eliminar o gosto do pano
  2. Para lavar, utilize apenas água e guarde o coador em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias
  3. Troque o coador todos os meses por questões de higiene e para evitar que o sabor da bebida fique comprometido com o longo uso do material
  4. Para qualquer forma de coado (no coador ou filtro de papel) é indispensável que a água seja filtrada, aquecida e não fervida – o ponto certo é quando apenas começa a borbulhar.
  5. Na hora de preparar o café, a água deve ser jogada em fio sobre o pó. Nada de mexer ou misturar com a colher.

E ai, gostou? Se quiser continuar, clique aqui para receber nos próximos dias um post esclarecedor com tutorial e dicas sobre a cafeteira italiana:

Se não quiser mais, não tem problemas, só clicar aqui e não te mostraremos mais nada:

Até a proxima! 😉
Imagem: Divulgação Grão Gourmet